“Todo carnaval tem seu fim”

Sou Leandro Trajano, administrador e trabalho com Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Finanças Pessoais & para Casais, além de Consultoria Empresarial nas áreas Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos.

A partir deste mês, terei o prazer de através da minha Coluna no Blog do Márcio Rangel, compartilhar ideias, planos, notícias, possibilidades, oportunidades, exemplos e ferramentas que costumam ajudar as pessoas a refletir, e levar uma Vida Financeira mais saudável, e abordarei também temas ligados a empreendedorismo e negócios que contribuam, agreguem valor e tragam conteúdo para você a cada edição.

Desenvolvi a paixão pelo universo da Educação / Inteligência Financeira, Planejamento, Finanças Pessoais e Investimentos há cerca de 10 anos, quando fui morar em Angola (2007), antes havia morado no Timor Leste e Austrália (2005) como voluntário.

Preocupado, e querendo me organizar de forma que o salário em terras africanas não evaporasse, estudei, li muito e procurei entender sobre como gerir melhor meus recursos.

Me aprofundei, passei a ser procurado por amigos, familiares e colegas de trabalho, com o objetivo de ajudá-los, trocar ideias e planejar, procurar meios de fazer com que os sonhos se tornassem concretos através de um planejamento que possibilitasse a busca pela realização.

Isso sempre me fascinou, voltei ao mundo no fim de 2009, começo de 2010, por mais alguns anos morei em diferentes países, entre eles, Perú, Bolívia, Equador, Haiti e Ghana, e mais uma vez, nesse período, em algumas horas vagas, lia, pesquisava, estudava e me aprofundava!!!

E continuava a procura, amigos, colegas, familiares e mais, para uma ajuda aqui outra acolá e paralelo a isso a sugestão de que profissionalizasse aquele serviço, que sempre levei como um hobby, e que até hoje me faz brilhar os olhos!!!

Eis, que em 2013, entre uma coisa e outra refleti, e resolvi validar tudo o que acreditava, e formatar um material, desenvolver uma metodologia que utilizo desde então atendendo clientes com a consultoria na área, onde oriento desde o orçamento pessoal / familiar, tanto como trabalho os hábitos que levam a(s) pessoa(s) a ter uma vida financeira saudável, utilizando ferramentas e apresentando “cases”, um conjunto que tem apresentado ótimos resultados onde passei, e naturalmente, tem sido muito gratificante!!!

Mas claro, todos que querem mudar de vida, precisam muita, mas muita dedicação e disciplina, resistir as tentações, e refletir diante de situações que muitos agem por impulso.

Participei do quadro “Conversando com o especialista”, na Rádio Olinda por 1 ano, abordando temas ligados a área, e eventualmente sigo contribuindo com a Rádio, além de blogs e jornais que contribuo de forma periódica ou esporádica.

Me realizo através deste trabalho, é fantástico contribuir com as pessoas, falar, ouvir, e aprender muito a cada momento, e para isso, aproveito também os espaços e convites que tenho para realizar Workshops e Palestras, em empresas e abertas ao público.

É fundamental contribuir com a população, ainda carente de mais informações, de orientação neste sentido, afinal, vivemos num país onde 80% das pessoas não controlam suas finanças e cerca de 55% da população gasta MAIS do que ganha.

Devidamente apresentado…

Que tal começarmos falando de 2017? …e do período pós-carnaval?

Todo ano a mesma coisa: “o ano só começa depois do carnaval…”

Mas isso aonde?

Lá em casa ele começa de fato 1º de janeiro, e já cheio de contas que chegaram em 2016 para vencer já na 1ª semana do ano, entre outras que já estavam por chegar.

E agora, o carnaval já passou, para que tinha dúvidas, SIM, o ano “já” começou!!!

Todo começo de ano a correria é grande, a preocupação, contas a pagar, o colégio, o IPVA, o IPTU, um cartão que vem com parcelas, das compras de Natal, dos presentes que já foram dados, mas a cobrança em muitos casos vem depois, muito do que se confraternizou em dezembro mas só se paga no ano seguinte etc.

E por falar em IPVA e IPTU, todo ano me perguntam muito sobre o pagamento dividido ou em parcela única, de modo geral, a parcela única é a melhor opção para quem tem o dinheiro para pagar à vista e ainda assim continuar com uma reserva de segurança, pois o desconto vale a pena.

É… de fato o ano já começou, e faz tempo, dois meses já passaram, março já começou, e não podemos perder tempo, neste ano que para muitos é de recuperação, de se reestabelecer, é preciso tirar o atraso, ganhar tempo.

E já que carnaval agora, só em 2018, é mais do que hora para que você se organize, gaste apenas o que tem e o que pode para não gerar dívidas até o Natal, em compras parceladas e em alguns casos até desnecessárias.

Um  dos principais causadores de grandes problemas financeiros, comprovadamente são as compras parceladas, que em geral não comprometem a pessoa com as parcelas de apenas um item, e sim de vários, com diferente número de parcelas e de valores das mesmas, que raramente são somadas e analisadas friamente, e que comprometem o valor disponível que se teria para aquele mês, levando ao pagamento parcial, atrasado ou mesmo o “não pagamento” de determinadas despesas ou parcelas do que foi comprado e trazem problemas que podem se tornar uma grande bola de neve em forma de despesas e dívidas.

Pude abordar nesta coluna alguns pontos e teremos a oportunidades de entrar muito além neste mundo das finanças ao longo dos próximos meses.

Até a próxima… até abril !!!

Selecionamos para você