O que Campinense e Sousa precisam para avançar na Série D

Os representantes da Paraíba no Campeonato Brasileiro da Série D vacilaram no último final de semana e perderam a oportunidade de encaminhar ou facilitar suas situações em relação à classificação para o mata-mata.

Jogando no Marizão, o Sousa, que deixou o Juazeirense-BA empatar após abrir 2 a 0, caiu para a terceira colocação do Grupo A-7, agora com seis pontos, e precisará vencer o Central em Caruaru para se garantir na próxima fase.

Já o Campinense não conseguiu sequer o empate ante o eliminado Itabaiana, em Sergipe, e agora depende de algumas combinações de resultados para avançar na quarta divisão nacional e manter vivo o sonho do acesso à Série C.

Na Série D, classificam-se para o mata-mata os 17 líderes de grupos e os melhores segundos colocados. Dois vice-líderes, por tanto, serão eliminados domingo, obviamente os que tiverem as piores campanhas.

Para o Sousa a situação é simples de explicar e entender. Basta o Dinossauro sertanejo vencer o Central, em Caruaru, para somar nove pontos e, no mínimo, garantir-se na segunda fase como um dos melhores segundos.

O Verdão da Cidade Sorriso pode até terminar como primeiro do Grupo A-7, porém precisaria abrir uma boa margem de gols ante a Patativa do Agreste pernambucano, além de torcer para o já eliminado Coruripe-AL bater o Juazeirense na Bahia.

Em relação ao Rubro-Negro serrano, a complicação é grande.

A Raposa também pode até se classificar em primeiro, mas aí terá que golear o Atlético-PE no Amigão e torcer para o já eliminado Itabaiana-SE triunfar sobre o Fluminense de Feira, que é líder da chave e joga em casa, precisando apenas de um empate para avançar.

A outra alternativa para o Campinense é ficar entre 15 melhores segundos colocados.

Para tanto, além de golear o time pernambucano, precisará contar com algumas combinações de resultados.

Como é terceiro colocado do Grupo A-8 com uma vitória e dois empates, o Rubro-Negro só pode chegar aos oito pontos.

Isso significa que para passar de fase dentre os melhores 15 vice-líderes de chave, o time de Campina Grande vai ter que torcer para, pelo menos em dois outros grupos, os segundos colocados somarem no máximo os mesmos oito pontos, e de preferência com saldo de gols menores que o da Raposa.

O regulamento da Série D explica que em caso de empate em número de pontos entre dois times de grupos diferentes, os critérios de desempate, pela ordem, são: saldo de gols, número de gols marcados e por último sorteio.

Em 11 dos 17 grupos da competição, inclusive no do próprio Campinense, os segundos colocados chegaram na última rodada com oito ou menos pontos.

Nesse caso a Raposa vai ter que torcer para pelo menos duas dessas equipes não ultrapassarem essa margem (8 pontos) e se possível não marcar gols, além de diminuir o saldo.

Assim, ao golear o Atlético-PE por quatro ou mais gols, o Rubro-Negro chegaria aos oito pontos com um saldo bom, o que lhe proporcionaria a condição de ficar entre os 15 melhores segundos colocados.

Para tentar facilitar a complexa missão do torcedor do Campinense de entender o que precisa acontecer nos outros grupos para beneficiá-lo, o PARAIBAONLINE detalhou as situações de cada chave e descreveu quais resultados servirão ao clube, caso o time comandado por Ailton Silva faça o papel de casa e vença o Atlético-PE por uma boa margem de gols.

Vale registrar que quatro clubes já estão classificados para a segunda fase (Rio Branco-AC, América de Natal, Portiguesa-RJ e Operário-PR), enquanto outros nove estão eliminados (Real Ariquemes-RO, Baré-RR, São Raimundo-RR, Potiguar de Mossoró, Sergipe, Sinop-MT, Sete de Dourados-MS, Audax-SP e PSTC-PR).

Confira as tábuas de classificação dos 17 grupos

Veja as combinações que servirão para beneficiar o Campinense em relação à classificação para o mata-mata. Em pelo menos dois grupos a sexta rodada precisa acabar exatamente conforme as descrições abaixo. Lembrando sempre que a Raposa necessita fazer o “dever de casa” e golear o Atlético-PE.

Grupo A-2

Fast-AM x Baré-RR: empate ou vitória dos visitantes, que já estão eliminados

Gurupi-TO x São Raimundo-PA: vitória dos visitantes, que já estão classificados

Grupo A-3

São Francisco-PA x Gênus-RO: empate ou vitória do time visitante, que luta pela classificação.

Grupo A-4

Altos-PI x Tocantins: empate ou vitória do time visitante.

Santos-AP x Cordino-MA: vitória do time da casa.

Grupo A-7

Central-PE x Sousa: empate.

Juazeirense-BA x Coruripe-AL: qualquer resultado.

Grupo A-10

Sinop-MT x Comercial-MS: empate ou vitória do time da casa, que já está eliminado.

Anápolis-GO x Ceilândia-DF: empate ou vitória do time visitante.

Grupo A-13

Bangu-RJ x Villa Nova-MG

Desportiva Ferroviária-ES x Portuguesa-SP

Bangu e Portuguesa não podem vencer, pois chegariam aos 10 pontos. Dois empates seriam ideais para o Campinense.

Grupo A-14

Red Bull Brasil-SP x Espírito Santo

Boavista-RJ x Caldense-MG

    Dois empates.

    Ou vitória do Boavista e empate entre RB Brasil x Espírito Santo.

Grupo A-15

Brusque-SC x Operário-PR: empate ou vitória do time visitante, que já está classificado.

São Paulo-RS x XV de Piracicaba: empate ou vitória do time da casa, que já está eliminado.

Grupo A-16

São Bernardo-SP x Novo Hamburgo-RS: empate ou vitória do time da casa, que está praticamente classificado.

Foz do Iguaçu-PR x Inter de Lages-SC: empate ou vitória do time da casa.

Grupo A-17

PSTC-PR x Metropolitano-SC: empate ou vitória do time da casa, que já está eliminado.

São José-RS x Ituano-SP: vitória do time da casa, líder da chave.

(Com Informações do Paraíba Online)

Selecionamos para você