Anderson Maia (PSB) apresenta PL que institui a “Semana de Prevenção e Combate à Cegueira por Catarata e Glaucoma”

0
217

O vereador Anderson Maia apresentou o projeto de lei nº 437/2017, que versa sobre a instituição de uma Semana da Prevenção e Combate à Cegueira por Catarata e Glaucoma. De acordo com o texto, a coordenação e organização desse ato ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, cujo objetivo será levar ao conhecimento da população os riscos provenientes da cegueira por Catarata e Glaucoma, considerando a prevenção e o combate.

O programa da Semana de Prevenção e Combate à Cegueira contará no seu programa com palestras informativas, seminários, distribuição de folhetos, exames preventivos com consultas oftalmológicas gratuitas aos cidadãos, dentre outros.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Até que a pessoa tenha cerca de 45 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo. Esse distúrbio é conhecido como catarata.