TANATOPRAXIA: Plano A Viagem/Sempre capacita colaboradores com mais moderna técnica de conservação de corpos do mundo

Cerca de 35 colaboradores do Plano Assistencial A Viagem/Sempre estão participando de um curso de capacitação sobre a Tanatopraxia, a mais moderna técnica de conservação de corpos, utilizada em quase todos os países do mundo.  O treinamento acontece neste final de semana, na unidade Central do Plano Assistencial e Familiar instalada no bairro São José, em Campina Grande.

Tanatopraxia não é necropsia nem retirada de órgãos. O processo não só traz apenas vantagens a aparência da pessoa, como oferece à família o melhor dos benefícios que se constitui em recordar de seu ente querido como ele era verdadeiramente em vida. Isto, psicologicamente se constitui de um valor incalculável. Quando passamos pelo processo de perda de um ente querido, a última aparência é aquela que fica para sempre na nossa memória.

A realização da Tanatopraxia se constitui num gesto de amor e carinho, pois além de amenizar as transformações próprias do corpo sem vida, contribui no processo de difícil adaptação da ausência do ser amado.

“Trata-se de uma técnica que nos últimos anos, revolucionou o setor funerário, que consiste na prática de higienização e conservação de corpos humanos através da injecção de líquidos. O objetivo é proporcionar uma melhor apresentação do corpo no momento do velório, tendo esta prática a tornar-se num serviço essencial para o setor funerário” afirmou Edmilson Umbelino, gerente regional do plano A Viagem/Sempre.

A Tanatopraxia é realizada com aplicação de produtos químicos no corpo do falecido, uma maneira bem menos agressiva e mais eficaz, que os antigos métodos, como o embalsamamento. Terminada a aplicação, o corpo fica com a aparência serena e corada, como antes da morte.

Selecionamos para você