Datafolha indica que maioria dos brasileiros quer a redução da maioridade penal

Uma pesquisa Datafolha aponta que o apoio à redução da maioridade penal para 16 anos entre brasileiros é alto. 84% é favorável à redução. No entanto, o apoio é heterogêneo: 67% entendem que a pena teria de ser aplicada a todos os tipo de de crimes, enquanto 33% entendem que a punição deva ser realizada apenas para determinados tipos de delitos. 28% acham que a maioridade deveria vir aos 13 anos e 45%, na faixa entre 16 e 17 anos.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo informa que “foram entrevistadas 2.077 pessoas em 130 municípios em todas as regiões do país, entre 18 e 19 de dezembro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.”

E acrescenta: “as mulheres, comparadas aos homens, tendem a ser mais contrárias à redução da idade penal: 17% delas não apoiam a medida. Entre os homens, esse índice é de 11%. O mesmo ocorre com pessoas mais instruídas e mais ricas. Dos entrevistados com ensino superior, 22% são contrários à alteração, percentual que cai para 10% entre aqueles com ensino médio, por exemplo.”

A matéria ainda destaca que “entre brasileiros com renda familiar acima de dez salários mínimos, a parcela contrária à redução da idade penal é de 25%, enquanto apenas 12% das pessoas com renda de dois a cinco salários mínimos rejeitam a medida

Da Redação com Paraíba Já

Selecionamos para você