Governador se reúne com ministro e ouve promessa de recursos para obras da transposição, na PB

0
116

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), além de participar da posse de Ricardo Coutinho (PSB) como presidente da Fundação João Mangabeira, em Brasília, nesta quarta-feira (16), reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O gestor recebeu a notícia do auxiliar do governo Bolsonaro de que serão assegurados recursos para as obras do terceiro eixo da transposição do rio São Francisco.

Segundo a Agência Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Regional prevê investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras para ampliar o abastecimento de água no país. Do total de projetos, 66 são no Nordeste. As iniciativas fazem parte do Plano Nacional de Segurança Hídrica, em elaboração pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que deve ser lançado em abril deste ano.

De acordo com a pasta, o plano vai priorizar intervenções estruturantes e estratégicas, contemplando obras dos estados e da União. Estão sendo mapeadas infraestruturas como barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração, consideradas necessárias à oferta de água para abastecimento humano e o uso em atividades produtivas. O governo vai priorizar a conclusão dos empreendimentos já em andamento.

Rio São Francisco

Outra prioridade, de acordo com o ministério, é o Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Eixo Leste foi entregue em março de 2017 e abastece cerca de 1 milhão de habitantes em 35 cidades da Paraíba e de Pernambuco. No Eixo Norte, as estruturas necessárias à passagem da água do Rio São Francisco estão em fase final e devem ser concluídas no primeiro semestre deste ano.

Da Redação com Click PB

Selecionamos para você

"