“Mães que passaram a noite na porta da escola já foram atendidas”, garante gestora em Lagoa Seca/PB

A atual gestora da Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, instalada na cidade de Lagoa Seca, Michelle Fialho, garantiu na manhã desta quarta-feira (09) que todas as mães que passaram a noite na porta da unidade de ensino já tiveram seus filhos matriculados. “Logo cedo, assim que cheguei na unidade, determinei que todas fossem colocadas para dentro da escola e começamos o atendimento de matricular as crianças”, frisou.

Após denúncia do blog, 3ª região de ensino determina que escola Estadual de Lagoa Seca/PB atenda mães que passaram a noite à procura de vaga

De acordo com a educadora, a gestão da escola já havia alertado às mães sobre a não necessidade de permanecer na porta da escola durante toda noite e madrugada. “Sai da escola ontem por volta das 10 da noite. Algumas das mães queriam que fosse autorizada a permanência delas dentro do prédio da unidade de ensino durante a noite, mas isso não podia acontecer. Expliquei que não havia necessidade de dormir lá na frente, que tínhamos o compromisso de atender toda a demanda” completou.

Ainda segundo Michelle, a questão específica da escassa quantidade de vagas para o Ensino Fundamental se deu após a unidade ter sido confirmada com novo modelo de ensino integral já a partir deste ano.

“A orientação era para que a gente só abrigasse turmas do Ensino Médio, por que o Fundamental é uma responsabilidade do município, inclusive, existem muitas vagas ainda nas escolas da rede pública municipal, é porque, às vezes, as pessoas não querem transferir seus filhos”, completou.

Resolvida a questão, a direção da escola informou ainda que neste ano, a unidade vai funcionar apenas com uma turma do 8º ano e duas turmas do 9º ano, as demais serão turmas do Ensino Médio.

Com a mudança para o Ensino Integral, a Escola Francisca Martiniano da Rocha passará a atender apenas 600 alunos, quantidade 50% menor que a do ano passado, que era de 1200 matriculados. Outra mudança é que a unidade de ensino também passará a oferecer cursos técnicos para os jovens de Lagoa Seca.

Márcio Rangel / Redação

Selecionamos para você