Baleia encontrada morta tinha 115 copos de plástico no estômago

0
148

Uma baleia foi encontrada morta, ao largo de Wakatobi, sudeste indonésio, com 6 kg de plástico no estômago. No estômago do animal foram encontrados, na terça-feira, 115 copos, 4 garrafas, 25 sacos, um par de chinelos e muitos outros pedaços de plástico que não puderam ser identificados. A Indonésia é o segundo maior utilizador de plástico do mundo, logo a seguir à China.

A descoberta foi feita numa zona turística da Indonésia, a ilha de Kapota, perto do Parque Nacional de Wakatobi. Para já, a equipa de ambientalistas e biólogos que se deslocou ao local não conseguiu identificar as causas da morte da baleia de 9,5 metros.

“Apesar de não termos conseguido determinar a causa da morte, os factos que conhecemos já são horríveis o suficiente”, afirmouDwi Suprapti, bióloga marinha do World Wildlife Fund (WWF), à CNN.

“Fico muito triste a ouvir isto”, disse o ministro indonésio dos Assuntos Marítimos. Luhut Binsar Pandjaitan tem sido uma das vozes defensoras da redução do uso do plástico e espera que o sucedido sirva para alertar a opinião pública sobre a necessidade de refrear o consumo e a produção deste material. “É possível que muitos outros animais marinhos estejam contaminados com plástico e isto é muito perigoso para as nossas vidas”, disse à Associated Press na terça-feira.
Da Redação com Observador
Selecionamos para você

"