Corpo de Bombeiros promove capacitação para colaboradores do Hospital de Trauma de Campina Grande/PB

 

Prevenir incêndios, combatê-los e saber a forma correta de agir no momento em que eles ocorrem. Com esse objetivo, os colaboradores do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, participaram, na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da unidade de saúde do Treinamento de Combate a incêndio e evacuação.

O treinamento foi ministrado pelos instrutores tenente Laisla Ferreira Nogueira e o subtenente Walter Gomes. A capacitação teve como finalidade habilitar os funcionários para ter conhecimento técnico de como proceder em caso de gerenciamento de crise em um eventual incêndio.

De acordo com a tenente Laisla, “esse tipo de treinamento faz-se importante para que os funcionários saibam como agir em caso de princípios de incêndio, e se necessário como realizar a evacuação de pessoas neste local até a chegada do Corpo de Bombeiros”.

O diretor administrativo do Trauma de Campina Grande, Pedro Batista Guimarães disse que, capacitações como essa evitam que os colaboradores não saibam como proceder em caso de incêndio. “O hospital é lugar complexo para que você tenha uma evasão de vítimas. Temos os pacientes, acompanhantes e colaboradores. São muitas pessoas para demandar atenção na retirada”, finaliza.

Os participantes aprenderam conceitos de fogo, incêndio, fonte de ignição e riscos de incêndio; as classes de incêndio; os tipos de extintores; os cuidados necessários na utilização do extintor; a importância da inspeção periódica do equipamento; a necessidade da sinalização adequada dos locais onde estão fixados os extintores e os procedimentos de emergência que devem ser adotados em caso de incêndio.

O técnico de manutenção José Márcio dos Santos destacou a importância da prevenção. “Foi ótimo, pois tiramos dúvidas de como proceder em caso de algum sinistro, buscando a preservação do patrimônio material e principalmente do patrimônio maior que é a vida”, definiu.

 

(Com informações do Paraíba PB)

Selecionamos para você