IFP-PB promove final de concurso de soletração com estudantes de escolas públicas em Campina Grande/PB

O concurso Soletra Campina, que reúne estudantes de escolas públicas de Campina Grande e tem o objetivo de incentivar o estudo da língua portuguesa, chega a sua reta final. Dos 55 estudantes que participaram das seletivas, dez estão classificados para a grande final, que acontece na próxima quinta-feira (9), às 19h30, no Teatro Rosil Cavalcanti. A competição é promovida pelo Instituto de Formação Profissional da Paraíba em parceira com a Secretaria de Cultura de Campina.

O estudante Átila Fortaleza, do 2° ano da Escola Estadual Solon de Lucena é um dos finalistas. A rotina dele tem sido intensa na preparação para a final da competição. “Em casa eu leio muitas palavras no dicionário e soletro para minha irmã. Na escola eles tão me ajudando, disponibilizam a sala de informática pra que eu pesquise e soletre para um professor”, relata o aluno.

Já na Escola Estadual Assis Chateaubriand até um software foi desenvolvido por um professor para auxiliar o representante da instituição. “O professor de informática desenvolveu um programa com um banco de palavras. Nos intervalos o aluno fica na biblioteca treinando com os colegas. Tem sido uma experiência maravilhosa para eles aperfeiçoarem o vocabulário e pararem com os vícios da linguagem na internet, que era um problema recorrente nas redações”, explicou o diretor Gregory Hanter.

Na grande final do Soletra Campina cada estudante soletrará 5 palavras em sistema de mata-mata. Quem acertar o maior número de palavras será o campeão do concurso. Com relação à premiação, o primeiro lugar ganhará um smartphone e a escola um computador, e o segundo lugar ganhará um tablet e a escola dele uma impressora.

A coordenadora pedagógica do IFP-PB já faz uma avaliação positiva do concurso. “A gente viu alunos motivados com a possibilidade de buscar o conhecimento da língua portuguesa mesmo com esse contexto de internet, deixando de lado os vícios de linguagem utilizados no WhatsApp. E pra nós que fazemos o IFP-PB isso já valeu muito”, finaliza.

Confira agora o nome de todos os classificados e as escolas que eles irão representar:

1ºAdrielly Frasão- Escola Dom Luiz Gonzaga

2ºNayza Kelly- Escola Anésio Leão

3ºKamylla Almeida- Escola Ademar Veloso

4ºJeniffer michelle- Escola N.S. Aparecida

5ºKayane Sale- Escola Prof. Itan Pereira

6ºRaquel Ventura- Escola Nenzinha Cunha Lima

7ºAtylla Fortaleza- Escola Solón de Lucena

8ºHedira Rayla- Escola Major Veneziano

9ºRenna de Lima- Escola Assis Chateaubriand

10°Liliane Saraiva- Escola Prof. Raul Córdula.

Selecionamos para você