VAGAS PARA PROFESSORES: Gira Mundo abre inscrições para Espanha, Israel e Finlândia

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), publicou na terça-feira (30) cinco editais do Programa Gira Mundo Professores. Os editais somam 104 vagas para professores efetivos da Rede Estadual de Ensino para formações na Finlândia, Israel e Espanha.

De 2016 a 2018 o Programa Gira Mundo Professor promoveu a formação internacional de 171 professores, 151 para Finlândia e 20 para Israel. As inscrições podem ser realizadas pelo portal do Governo até o dia 31 de maio.

As vagas são divididas entre quatro instituições parceiras, sendo, respectivamente, 30 bolsas para Häme University of Applied Sciences (HAMK) e 30 bolsas para Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia, 15 bolsas para o Kibbutz Lotan, em Israel, 15 bolsas para o Kibbutz Ketura e 14 para a Mondragon Unibertsitatea, na Espanha.

Entre as vagas para as universidades finlandesas (HAMK e TAMK), 20 delas estão disponíveis em um edital voltado para professores que já participaram do Programa para realizarem o curso de formação de formadores na Finlândia por um mês.

A formação na Espanha, novidade do Programa, terá duração de dois meses, nos quais os professores selecionados irão desenvolver atividades de formação com ênfase no modelo educativo cooperativo, educação integral e inclusiva e contextos cooperativos de formação. Os participantes receberão bolsa auxílio, instalação em uma residência universitária e seguro saúde pelo período da formação.

Já os consolidados programas de formação desenvolvidos na Finlândia e em Israel seguem com o formato anterior, no entanto, aproximando-se cada vez mais das demandas da Educação Básica da Paraíba. A formação na Universidade de HAMK, na Finlândia, tem a duração de dois meses, enquanto a de Israel, e em TAMK, Finlândia, a duração é de um mês.

Quem pode participar

Poderão concorrer às vagas destinadas ao Programa Gira Mundo Professor os candidatos que possuam vínculo efetivo com a Rede Estadual de Educação Básica; estejam lotados na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) e não estarem afastados de suas atividades laborais; estejam no efetivo exercício da função docente e em sala de aula, em qualquer etapa e modalidade de ensino, em cargo de comissão, coordenação, gestão escolar ou na própria SEECT; e os que não possuírem qualquer ilícito, penalidade ou afins junto à SEECT.

Professores que já participaram só podem concorrer nas vagas do edital de formação para formadores.

Para concorrer às vagas para a Finlândia o professor deverá apresentar proficiência em Língua Inglesa A2; para a Espanha proficiência em Língua Espanhola B1. Em Israel será disponibilizado tradutor.

Inscrições
Para se inscrever, o professor deverá cadastrar endereço de e-mail válido, para contato com a Fapesq e a coordenação do Programa, e anexar os seguintes documentos em pdf no formulário de inscrição disponível no portal: Documento Pessoal (RG e CPF); Documento de comprovação de vínculo efetivo com a Rede Estadual de Ensino; Proposta de um Projeto de Desenvolvimento em até 1.500 palavras, sem qualquer identificação do autor da proposta no corpo do projeto ou no nome do arquivo anexado; Certificado ou resultado validado de teste de proficiência em Língua Espanhola e Inglesa, caso o professor já o tenha, sendo aceitos certificados do nível B1 e A2, respectivamente.

O resultado final será publicado no dia 8 de agosto de 2019 no site da Fapesq, no portal do Governo e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Da redação com Paraíba Todo Dia

Selecionamos para você