UEPB estuda adotar novo sistema de ingresso na instituição

A proposta é de que a universidade possa adotar também, para parte das vagas, a nota do Enem ou mesmo realizar um vestibular próprio — Joab Freire / Blog do Márcio Rangel

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai discutir, no próximo semestre, um modelo alternativo para ingresso de estudantes na instituição. Hoje todas as vagas oferecidas são preenchidas pelo Sisu e a proposta é de que a universidade possa adotar também, para parte das vagas, a nota do Enem ou mesmo realizar um vestibular próprio.

O tema ainda vai ser discutido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade, com representantes de todos os setores que compõem a instituição. A busca por um novo modelo, de acordo com o reitor Rangel Júnior, ocorre devido à “instabilidade” no Ministério da Educação, o que pode provocar insegurança e modificações no sistema do Sisu.

“A instabilidade acaba pondo em dúvida a segurança do sistema. Então vamos discutir isso com toda a comunidade universitária. Se continuamos com 100% das vagas do Sisu ou se apenas parte delas”, comentou o reitor.

Caso adote um novo modelo de ingresso, o sistema deverá ser implantado gradualmente. Para o próximo semestre a expectativa é de que a universidade oferte cerca de 2,8 mil vagas. A crise no orçamento nos últimos anos não deverá comprometer a entrada de novos estudantes na instituição.

Pleno Poder

Selecionamos para você