Campanha de doação de sangue acontece no Hospital Universitário de Campina Grande/PB

Reprodução

Nesta sexta-feira (13), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai realizar campanha de doação de sangue. A coleta acontecerá das 8h às 15h, nas salas 44 e 48 do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese).

Juntamente com a campanha, haverá também panfletagem sobre a importância da doação de órgãos, já que, no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

As ações foram uma iniciativa dos alunos de Medicina da UFCG, que participam do projeto de extensão “Doação de Órgãos: um diálogo que pode salvar vidas”, coordenado pelo professor Edmundo Gaudêncio; em parceria com o Hemocentro Regional de Campina Grande e com a Central de Captação de órgão e Tecidos. No hospital, as atividades são apoiadas pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e a Gerência de Atenção à Saúde (GAS).

Como proceder para doar sangue?

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

*Com informações do portal MaisPB.

Selecionamos para você