Datas para o Sisu 2020.1 são divulgadas; PB tem mais de 14 mil vagas

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (4), o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. De 21 de janeiro até as 23h59 de 24 de janeiro, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e obtido nota acima de zero na redação podem se inscrever. Todo procedimento deverá ser feito pela internet, na página do Sisu, gratuitamente. A Paraíba tem mais de 14 mil vagas abertas.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso. Classificação é de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com uma chamada para matrícula.

O resultado será divulgado em 28 de janeiro. No dia 29, começam os prazos para matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes (até 7 de fevereiro). E para os estudantes que manifestarão interesse para constar na lista de espera (até as 23h59 de 4 de fevereiro). Para participar, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu.

“O Sisu é uma forma de ingresso à educação superior pública por um meio alternativo aos vestibulares. É uma oportunidade para quem se dedicou à prova do Enem poder estudar em uma instituição de qualidade”, disse o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação, Thiago Leitão.

Vagas para o Sisu na Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lidera a quantidade de vagas com 7.872. As vagas são destinadas aos 124 cursos da UFPB distribuídos nos quatro campi da instituição. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ofertará 3.025 vagas para ingresso em cursos de graduação dos seus oito campi, conforme o Termo de Adesão aprovado pelos conselheiros. Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai ofertar 3.160 vagas.

Até esta quarta-feira (4), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ainda não havia divulgado a quantidade de vagas que deverá ofertar no próximo ano para a graduação.

Sisu

O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. É um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame.

Com Portal Correio

Selecionamos para você